GOIABEIRA OU GOIABA POLPA VERMELHA DOCINHA
O Brasil é o maior produtor mundial de goiabas, são produzidas frutas para a indústria e consumo in natura, existem muitas variedades de goiabas, a mais comercial e plantada atualmente é a variedade "tailandesa gigante" de frutas enormes e superprodutiva, a maior parte da produção brasileira é concentrada no estado de São Paulo e no entorno do rio São Francisco, na região das cidades Petrolina e Juazeiro. As goiabas estão ganhando cada vez mais procura para cultivo caseiro, por sua ótima produção e facilidade de cultivo, se tornando o queridinho dos pomares e até de frutíferas de vasos.
Além disso o tamanho dos frutos permite alta rentabilidade nos processamentos industriais. Podendo produzir mais de 50 t/ha/ano, a vigorosa árvore deve ser conduzida com podas de formação, tração, limpeza e produção, a fim de facilitar o manejo e a colheita.
A goiabeira apresenta tronco tortuoso, com casca lisa, que quando envelhece se desprende em minuciosas lâminas de tom castanho. Suas folhas coloração verde clara, pilosas quando jovens e com nervuras bem marcadas. A floração ocorre na primavera, apenas nos ramos produzidos durante o ano corrente. As goiabas podem frutificar do Verão ao Outono. Os frutos são suculentos, com uma doce polpa. Possível comer in natura ou fazendo deliciosos doces, licores, e receitas com a Goiaba. Seus frutos possuem a casca grossa, com poucas sementes e sabor doce-acidulado, chegando a pesar cerca de 200g. A poda auxilia para que favoreça a árvore e renda cada vez mais frutos!
A Goiaba é rica em fibras, além de conter vitaminas do complexo B e C. Além de trazer melhorias a corrente sanguínea, melhorar a imunidade, ajuda no colesterol além de ser ótima para quem tem problemas com pressão.
A Goiaba é uma planta de ambientes quentes-temperados a subtropicais, desenvolvendo-se também nos trópicos, requerendo, contudo, alguns dias de baixas temperaturas para poder frutificar. A geada pode acabar danificando os frutos, recomenda-se proteger a espécie nestas épocas.
A muda de Goiabeira adquirida em nosso site produz em até 4 anos após o plantio. Cultivar formado por semente.
A Goiaba deve ser plantado em solo com boa matéria orgânica. Esta espécie adapta-se bem a uma grande variedade de solos, apreciando também os solos ácidos. Entretanto o melhor é plantar em solo areno-argilosos. Cultive em local com boa incidência de sol. Recomenda-se adubação com esterco animal bem curtido, farinha de osso, cascas de ovo moídas, restos orgânicos. O solo deve se manter úmido, com boa drenagem. Não deve faltar rega adequada na frutificação e floração. A poda é adequada para a formação da árvore, além de dar mais abertura para mais incidência de luz na planta. Deve também eliminar todos os galhos secos, malformados e doentes que a árvore apresentar. Em vaso, faça uma camada de drenagem com argila expandida, pedra ou pedrisco. Coloque húmus de minhoca para adubação. O ideal é que a capacidade entre 30 e 40 litros e faça a poda de condução para a planta ter uma boa formação no vaso. Irrigue diariamente sem encharcamentos, apenas para deixar o solo úmido. Não esqueça de deixar o vaso em local de boa luz e protegido de ventos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário