A rosa azul não existe na natureza, mas, ainda assim, essa bela flor foi criada artificialmente pelo hom
em por variações genéticas.
As flores azuis são raras na natureza. A Real Sociedade de Horticultura
estima que apenas 10% das mais de 280.000 espécies de plantas produtoras de flores têm pigmento nessa tonalidade. E, por isso mesmo, elas exercem tanto fascínio em que as admira.
Manipulação Genética
Embora a rosa azul seja genuinamente inexistente, há algum tempo cientistas descobriram que é possível obtê-la através da manipulação genética do DNA de flores de outras cores, a fim de obter a tonalidade azul em rosas.
Essa técnica, desenvolvida por
pesquisadores japoneses em parceria com um laboratório na Austrália, pode ajudar nos casos de flores ameaçada de extinção. A cor azulada, criada com engenharia genética, foi adquirida de um
gene tirado de uma tilápia, conforme explicou a
Folha de S. Paulo.
O pigmento azul das plantas, chamado delfinidina, é pouco comum em flores. Durante muito tempo, os botânicos vêm fazendo testes em rosas para que expressem o gene sintetizador da cor mediante cruzamentos com outros tipos de plantas. O mais perto que se chegou do tom foi obtido com a Rapsódia Azul, uma rosa de tonalidade roxa, criada em 1999, a partir do cruzamento de seis variedades de rosas.
Embora a engenharia genética tenha aberto uma porta para a produção de rosas azuis, o processo é bastante oneroso e complicado, pois é preciso introduzir um segundo gene que iniba a cor vermelha, para que não saia uma rosa com cor roxo intenso.
As rosas são flores perfumadas e lindas que simbolizam o romantismo entre pessoas que se amam. As rosas azuis, conforme o
site Um Como, expressam
confiança, fidelidade, afeto e discrição.
Um ramo de rosas azuis é um bonito presente para dar à pessoa amada, a um amigo ou a um familiar.
Simbolicamente, a rosa azul também representa mistério, a busca pelo inatingível e, na literatura, o amor.
Como Plantar Rosa Azul
Embora a rosa azul "verdadeira" seja raríssima, é possível fazer em casa um pigmento para obter uma rosa azul "genérica".
Se você quiser a rosa azul "legítima", terá de procurá-la em um viveiro, em uma floricultura ou comprá-la
on line.
Assim que você tiver as sementes da rosa azul em mãos, é hora de plantá-la.
A primavera é a época do ano mais adequada para iniciar o cultivo da rosa azul. Deixe-a de molho de 24h a 48h para que elas recuperem a umidade. Drene e adube o solo onde irá plantá-la, que deve receber a luz solar.
Se você for plantar mais de uma rosa, deixe um espaço de 90 cm entre elas. Em seguida, cubra as raízes e regue-as com água abundante. Siga com a irrigação quinzenalmente e pulverize as rosas pelo mesmo tempo de manhã bem cedo, para que elas se mantenham úmidas.
Após 3 meses, as rosas azuis precisam receber fertilizante especial para rosas. Se crescerem ervas daninhas ao redor delas, retire-as para que não haja obstáculos ao seu crescimento.
No início do verão, em dezembro, as rosas começam a florescer e devem ser podadas durante toda essa estação. Corte os ramos ao meio para colhê-las.
Como Fazer Rosa Azul em Casa
Se você não tiver como plantar rosas ou, mesmo se quiser fazer a sua própria rosa azul, de forma artificial, confira a seguir o passo-a-passo da
Casa de Firulas:
1 – Você vai precisar reunir rosa branca, corante alimentício em pó ou líquido, tesoura e um copo com água.
2 – Tire todas as folhas do caule da rosa, corte a haste, deixando-a com, no máximo, 15 cm.
3 – Dissolva uma boa quantidade de corante em meio copo de água, até ficar uma cor bem escura, quase preto.
4 – Coloque a rosa dentro do copo e deixe-a descansar por 24h. No dia seguinte, você já terá uma linda rosa azul!
É verdade que a cor azul não se espalha uniformemente pela rosa, mas, ainda assim, a experiência vai lhe dar uma rosa com nuance azulada.
A Lenda da Rosa Azul
São muitas as lendas sobre a rosa azul, mas há uma, em especial, sobre um
sultão pai de uma moça muita bela, porém, teimosa. A jovem, em idade para se casar, não queria nenhum pretendente como marido, conta o blog
Dalva Amaral.
Para livrar-se da insistência do pai, a moça estabeleceu que se casaria com o homem que lhe trouxesse uma rosa azul. O sultão espalhou a decisão da filha por toda a cidade. Apesar do entusiasmo de muitos, a dificuldade em encontrar a tal rosa azul pareceu-lhes uma missão impossível.
Entretanto, um jovem pensou em impressionar a linda jovem esculpindo numa safira a figura de uma rosa, mas foi rejeitado e expulso do palácio do sultão, pois a princesa queria uma rosa azul verdadeira.
Um outro homem, um espartalhão, consultou uma velha bruxa que vivia longe do palácio para que ela lhe ensinasse como fazer uma rosa azul. A bruxa ensinou-lhe o truque de usar um pigmento azul em uma rosa branca por 24 horas.
No dia seguinte, o espartalhão correu ao palácio levando consigo a tal rosa "azul". O sultão, vendo o homem com a rosa na mão, entusiasmou-se e correu para a filha a mostrar-lhe a rosa azul.
A jovem, que além de linda e teimosa era também muito inteligente, pegou a rosa e esmagou as suas pétalas, provando ao pai que se tratava de uma trapaça.
O sultão já não sabia mais o que fazer até que, um certo dia, a filha, de dentro do quarto dela, escutou um bardo cantarolando as mais belas melodias. O encantamento foi tão grande que a moça o convidou a subir até a sua varanda, onde cantaram juntos e trocaram poesias.
O amor nasceu entre os dois e a princesa perguntou ao bardo se ele se casaria com ela. Ele, feliz, diz que aceitava, mas a princesa o lembrou da promessa que havia feito ao sultão.
O jovem lhe disse que conseguiria no dia seguinte a rosa azul. E assim, no dia seguinte, ele apareceu no palácio com uma bela rosa cor de rosa e a apresentou ao sultão. Este, espantado, disse que a princesa não iria aceitá-la, mas que, mesmo assim, iria mostrá-la à jovem.
A princesa, muito esperta, disse que nunca havia visto uma rosa azul tão linda e que se casaria, então, com o jovem bardo, o único a encontrar a verdadeira rosa "azul".
Nenhum comentário:
Postar um comentário