Entre as mais famosas atrações do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses estão o Circuito da Lagoa Azul, Circuito da Lagoa Bonita, Lagoa da Esperança, Canto dos Lençóis, Foz do Rio Negro, Lagoa da Gaivota, Lagoa das Emendadas e Queimada dos Britos.
Principal destino turístico do estado do Maranhão e um dos mais visitados do Brasil, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi criado em 1981. Localizado entre os municípios de Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz, compreende uma área de 155 mil hectares, dos quais 90 mil são constituídos de dunas livres e lagoas de águas límpidas e cristalinas – ora esverdeadas, ora azuladas.
O parque, que fica em uma área de transição entre os biomas da Caatinga, Cerrado e Amazônia, pode se tornar, em breve, Patrimônio Mundial Natural.
O governo brasileiro encaminhou à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o dossiê de candidatura de Lençóis Maranhaenses ao título.
Para ser reconhecido como Patrimônio Natural, um destino precisa atender a pelo menos um dos critérios estabelecidos pela Unesco. Lençóis atende a três deles, relativos a uma área de excepcional beleza natural,detentora de processos geológicos significativos e contendo habitats relevantes e significativos para a conservação da biodiversidade, incluindo espécies ameaçadas e endêmicas, ou seja, que só existem ali e em nenhum outro lugar do planeta.
Se aceita a candidatura, o título só deverá ser concedido em 2020, já que no ano que vem será analisada a proposta de que o sítio misto de Paraty e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, ganhem o título também.
O reconhecimento internacional de um destino como Patrimônio Mundial Natural estimula não apenas o ecoturismo na região, mas também, o desenvolvimento econômico sustentável e a promoção de inclusão social. O recebimento do título não gera obrigações ou restrições adicionais quanto aos usos e às atividades no local.
Fotos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário