ECOLOGIA E AGRICULTURA FAMILIAR

Pela preservação do meio ambiente e pela agricultura familiar conciliando o progresso com ecologia. pelo dialogo com o agro negócio no respeito mutuo. ECOLOGY AND family AGRICULTURE. כלכלה משפחתית וחקלאות. علم البيئة والزراعة. СЕМЕЙНАЯ ЭКОЛОГИЯ И СЕЛЬСКОЕ ХОЗЯЙСТВО. 家庭生态与农业.

Pesquisar este blog

domingo, 1 de setembro de 2019



Verde em Folha

Caixa de entrada
x

Verde em Folha Cancelar inscrição

18:54 (há 15 minutos)
para eu

Verde em Folha


Comida orgânica está na ordem do dia
Posted: 01 Sep 2019 08:31 AM PDT
Comida orgânica está na ordem do diaA parcela de brasileiros que consomem orgânicos pelo menos uma vez por mês subiu de 15%, em 2017, para 19%, em 2019. O dado faz parte do Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil - 2019, que o Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis) vai divulgar oficialmente no dia 4 de setembro. Não é de se estranhar, portanto, que as grandes indústrias de alimentos estejam colocando esse público no radar.

A Quaker, líder do mercado de aveias, lançou em 2018 três versões orgânicas. Em janeiro de 2020, a Gallo põe no mercado seu azeite extravirgem orgânico. Até a Hellmann's já tem um ketchup fabricado com tomates e açúcar orgânicos -a marca pertence à Unilever, que adquiriu a Mãe Terra, 100% orgânica, em 2018.
"Era um movimento esperado. São empresas que já tinham braços orgânicos em outros países. O momento para lançar novos produtos no Brasil não poderia ser mais oportuno, o consumidor pede por eles", diz Cobi Cruz, diretor de marketing da Organis.
A Nestlé, que já tinha lançado aveias orgânicas e a linha de chocolates Talento Terruá em 2018, vai colocar duas novidades nas prateleiras nas próximas semanas: as papinhas NaturNes e o Ninho Orgânico.
O novo leite em pó demandou dois anos de investimentos, segundo o vice-presidente de Comunicação e Marketing da Nestlé, Frank Pflaumer.
Comida orgânica está na ordem do dia"Selecionamos 49 fazendas que já forneciam leite para a Nestlé, na região de São Carlos e Araçatuba, em São Paulo, e demos apoio para que iniciassem o processo de conversão para a produção orgânica."
Além de mudar o pasto e a estrutura do local, os produtores tiveram que abraçar o projeto Cowsense, que controla o bem-estar dos animais através de brincos eletrônicos.
Para que o consumidor saiba detalhes do processo, uma plataforma interativa começa a funcionar em setembro.
Comida orgânica está na ordem do diaQuem visitar a loja própria da Nestlé, localizada na sede da empresa, na zona sul paulistana, poderá acompanhar, com tecnologia de realidade virtual, todo o caminho que a matéria-prima percorre.
"O consumidor está mais consciente e espera das marcas uma postura verdadeira. Ele quer ter a certeza de que toda a cadeia é tratada com respeito", diz Pflaumer.
Para a indústria, a obtenção da certificação orgânica reconhecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é um processo complexo, que não se limita à seleção de fornecedores.
A lei 10.831/03 determina que, para ser vendido como orgânico, o produto deve conter pelo menos 95% de ingredientes certificados -e os 5% que fogem à regra precisam estar identificados no rótulo.
Outro ponto crítico do segmento é o preço. Segundo o gerente comercial do Grupo Pão de Açúcar, Eduardo Finelli, a diferença começa em 10%, mas pode ser bem maior: na loja online da rede, a aveia orgânica em flocos Quaker custa quase três vezes mais do que a versão convencional.
"Por isso criamos o dia do orgânico, que começou às quintas e, hoje, acontece também às quartas. Nesses dois dias, quando damos 20% de desconto em todos os produtos da categoria, o movimento das lojas já se equipara ao do fim de semana."
A lista de orgânicos, diz Finelli, chega a mil itens e não para de crescer. "Os próprios fornecedores nos trazem novidades. Já temos kombucha e energético orgânicos."
Para Léo Texeira, sócio da consultoria NaMesa, muitas marcas de peso devem embarcar nessa tendência nos próximos anos.
"Comparo ao movimento das cervejarias artesanais. O sucesso foi tanto que até a Ambev lançou rótulos especiais."
Mas conquistar o consumidor de orgânicos, ele adverte, nem sempre é fácil.
"Não adianta estampar o selo na embalagem só pelo marketing positivo. É um público que tem o hábito de ler rótulos, busca alimentos saudáveis e não se deixa enganar."
DEMANDA IMPULSIONA COMPANHIAS QUE JÁ NASCERAM ECOLÓGICAS
O consumo de alimentos orgânicos já foi considerado coisa de gente excêntrica. "Até a década de 1980, éramos chamados de bicho-grilo. Depois, viramos alternativos. Só após 2010 viramos consumidores conscientes", diz Reginaldo Morikawa, diretor-superintendente da Korin.
Fundada em 1994, no interior de São Paulo, a empresa desbravou o mercado.
No início, sua linha de produtos se limitava a itens de hortifrúti, frangos e ovos. As embalagens não estampavam o selo de orgânico, porque não havia regulamentação no país.
Em 25 anos, a Korin chegou a 241 itens no portfólio, de cereais e hambúrguer, distribuídos para 11 lojas próprias e 3.000 pontos de venda em todos os estados. Entre 2007 e 2018, a empresa cresceu 545%.
A diversificação também tem sido a estratégia da Mãe Terra. Fundada em 1979, a marca foi adquirida pela gigante Unilever, em 2018, e já tem 150 itens no portfólio.
Presente em todas as grandes redes de varejo, a empresa também vende 2,5 milhões mensais de saquinhos de snacks, biscoitos e chips para a companhia aérea Gol.
"Estamos com uma forte plataforma de inovações. São linhas de pipocas prontas, farofas e ingredientes básicos, como grãos e farinhas", diz o fundador, Alexandre Borges, que se manteve à frente da empresa após a aquisição.
Segundo o empresário, a atual legislação ainda requer reajustes -ele considera vaga a lista de aditivos naturais permitidos, por exemplo-, mas admite que a lei oferece estímulos para a indústria que quiser apostar no segmento.
"É permitido compartilhar equipamentos usados na produção convencional, desde que o plano de manejo seja aprovado pelas certificadoras. Isso é bom, pois não exige investimento em maquinário." 


Um blog para quem gosta de verde, plantas e jardins
https://www.facebook.com/verdefo
You are subscribed to email updates from Verde em Folha.
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google, 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States
ResponderEncaminhar
Postado por MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH às 15:09
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

Translate

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog

  • ►  2021 (46)
    • ►  junho (18)
    • ►  maio (8)
    • ►  janeiro (20)
  • ►  2020 (76)
    • ►  dezembro (20)
    • ►  julho (1)
    • ►  junho (4)
    • ►  maio (16)
    • ►  abril (12)
    • ►  março (10)
    • ►  fevereiro (7)
    • ►  janeiro (6)
  • ▼  2019 (69)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  novembro (6)
    • ►  outubro (4)
    • ▼  setembro (29)
      • Vilarejos suíços pagam por moradores para não sumi...
      • ECLUSAS NO RIO PARANÁ E CONEXÃO COM TOCANTINS/SÃO ...
      • CULTURAS ALTERNATIVAS PARA A REGIÃO DO SERIDÓ EM ...
      • CULTURAS ALTERNATIVAS PARA A REGIÃO DO CARIRI EM C...
      • CULTURAS ALTERNATIVAS PARA A CHAPADA DO ARARIPE
      • chapada do araipe ede piaui,ceará e pernambuco
      • CULTURAS ALTERNATIVAS PARA A REGIÃO DO SERIDÓ  ...
      • CULTURAS ALTERNATIVAS PARA A REGIÃO DO CARIRI E...
      • CULTURAS ALTERNATIVAS PARA A CHAPADA DO ARARIPE...
      • Actualidades internacional - Mancha de petró...
      • Verde em Folha
      • INTEGRAÇÃO FERROVIARIA DO MERCOSUL DOCUMENTO E...
      • INTEGRAÇÃO RODOVIARIA DO MERCOSUL AUTORIA:MARI...
      • ENCONTRO DO PACTO AMAZÔNICO EM LETÍCIA COLÔMBIA
    • ►  março (1)
    • ►  fevereiro (28)

Colaboradores

  • AMÉRICO HILDO TORNESSE
  • ARIEL MESSIAS GUZMANN
  • AÍRTON JOÃO PONCE DE LEON
  • DENIS ÁLVARO FEITOSA PERAZZO
  • ELIAS JAMIL COHEN SACAAL
  • FLAVIO LEOPOLDO RANGEL MENDONÇA
  • HUGO RAMIRO MIHANOVICH
  • HUGO RAFAEL LYNCH HIRIART
  • ISABEL FORTUNATTI( A GAÚCHA)
  • JOÃO CARLOS PONCE DE LEÃO
  • JULIO VICTOR MELO BEZERRA CONTI
  • LAURO MARCELO SOTERO TENÓRIO
  • Leão
  • MARCOS ALEXANDRE BORGES DE MEDEIROS-BENEDETTO(O GAUCHO BRASILEIRO DA FRONTEIRA)
  • MARIA MARTA ADELAIDA HIRIART LYNCH
  • MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
  • MAURO CAMILO BRITO GARGANTINI (GAÚCHO DO PAMPA BRASIL)
  • RAUL VALENTIN LYNCH HIRIART
  • RENATO HANS SCHWEIGMANN
  • ROBERTO FAUSTINO DANTAS FARIAS(O POTIGUAR)
  • ROBERTO MARIO BAGGIO
  • SONIA ALFARO E HILDO ELOIR FERRONATO
  • Solidariedade Mecanica humana para Paz Comunitaria-SOMEHUMACO
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • VICTOR HUGO BENEDETTO(O GAÚCHO)

Arquivo do blog

  • ►  2021 (46)
    • ►  junho (18)
    • ►  maio (8)
    • ►  janeiro (20)
  • ►  2020 (76)
    • ►  dezembro (20)
    • ►  julho (1)
    • ►  junho (4)
    • ►  maio (16)
    • ►  abril (12)
    • ►  março (10)
    • ►  fevereiro (7)
    • ►  janeiro (6)
  • ▼  2019 (69)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  novembro (6)
    • ►  outubro (4)
    • ▼  setembro (29)
      • Vilarejos suíços pagam por moradores para não sumi...
      • ECLUSAS NO RIO PARANÁ E CONEXÃO COM TOCANTINS/SÃO ...
      • CULTURAS ALTERNATIVAS PARA A REGIÃO DO SERIDÓ EM ...
      • CULTURAS ALTERNATIVAS PARA A REGIÃO DO CARIRI EM C...
      • CULTURAS ALTERNATIVAS PARA A CHAPADA DO ARARIPE
      • chapada do araipe ede piaui,ceará e pernambuco
      • CULTURAS ALTERNATIVAS PARA A REGIÃO DO SERIDÓ  ...
      • CULTURAS ALTERNATIVAS PARA A REGIÃO DO CARIRI E...
      • CULTURAS ALTERNATIVAS PARA A CHAPADA DO ARARIPE...
      • Actualidades internacional - Mancha de petró...
      • Verde em Folha
      • INTEGRAÇÃO FERROVIARIA DO MERCOSUL DOCUMENTO E...
      • INTEGRAÇÃO RODOVIARIA DO MERCOSUL AUTORIA:MARI...
      • ENCONTRO DO PACTO AMAZÔNICO EM LETÍCIA COLÔMBIA
    • ►  março (1)
    • ►  fevereiro (28)
Tema Simples. Tecnologia do Blogger.