Pesquisar este blog

sábado, 28 de março de 2020

quinta-feira, 12 de março de 2020

Posted: 12 Mar 2020 05:36 AM PDT
Verde em Folha
Citronela

Ter uma horta caseira é algo muito prazeroso e que traz inúmeros benefícios. No entanto, o pacote também inclui alguns percalços, como os insetos, atraídos por alguns tipos de cultivos.

Para ajudar a minimizar este problema, o Verde em Folha separou uma lista com cinco plantas que ajudam a manter os insetos longe de casa:

Citronela

Esta planta medicinal é um dos repelentes naturais mais famosos. Mesmo quando está no jardim, ela ajuda a manter moscas, mosquitos e formigas distantes. O ideal é que ela esteja plantada no caminho do vento, para espalhar o cheiro e aumentar a eficácia.

Outro jeito interessante de usar essa planta é criar uma solução com água. Basta usar as folhas como se fosse fazer um chá. O líquido pode ser passado no corpo ou usado para limpar chão e janelas. O cheiro é agradável aos humanos e odiado pelos insetos.

Lavanda
Verde em Folha
Lavanda

As lavandas são pequenos arbustos, que podem ser plantados em vasos e usados como decoração ou para aromatizar ambientes. Além dessas utilidades e de ter uma flor muito bonita, a lavanda também ajuda a espantar os mosquitos naturalmente.

Manjericão

Verde em Folha
Manjericão
Assim como outras plantas de cheiro forte, o manjericão também é eficiente para afastar insetos. Além do plantio, ele também pode ser transformado em uma solução repelente. Para isso, faça um chá com as folhas, usando 120 ml de água. Depois, coe a mistura e acrescente 120 ml de vodka. Essa solução pode ser borrifada sobre as plantas.

Crisântemo
Verde em Folha
Crisântemo

O crisântemo possui piretrina, uma espécie de inseticida natural. A substância repele os mosquitos e outros insetos, como: baratas, besouros e moscas. Para usá-lo como repelente natural é possível até mesmo esfregar as flores na pele e assim evitar as picadas.

Alecrim
Verde em Folha
Alecrim

O alecrim é ótimo para ter em casa. Além de dar um toque especial às receitas culinárias, ele espanta mosquitos e ajuda a manter os gatos longe das hortas, jardins e quintais. Uma boa sugestão é colocar folhas de alecrim também nas caixas de areia de crianças, para evitar a presença de gatos.

Blog Verde em Folha

quarta-feira, 11 de março de 2020

Somos da associacao Solidariedade Mecanica Humana para Paz Comunitaria(SOMEHUMACO) procurando financiamento para actividades Comunitarias.

terça-feira, 10 de março de 2020

Posted: 10 Mar 2020 12:42 PM PDT
Helicônia ou Bananeira-Ornamental

Helicônia ou Bananeira-Ornamental (Heliconia rostrata).

A linda helicônia também é conhecida como bananeira ornamental. É nativa da Amazônia, tipicamente tropical, de belo efeito ornamental. Saiba como cultivá-la.
Nome botanico: Heliconia rostrata 
Sin.: Heliconia poeppigiana 

Nomes Populares : Bananeira ornamental, caeté, bananeira-do-brejo
Família : Família Musaceae
Origem: Amazônia

Descrição:

heliconia flor Planta herbácea rizomatosa de porte alto pode crescer até 3,0 metros de altura, folhas grandes coriáceas, ovais, que se apresentam quase sempre rasgadas até o pecíolo longo.

As flores são pequenas dentro de brácteas coloridas e imbricadas, formando grande inflorescência pêndula. Floresce praticamente o ano todo.

Pode ser cultivado no Brasil todo em regiões de clima ameno a quente.
Não tolera bem geada nem ventos frios.

Helicônia ou Bananeira-Ornamental Modo de Cultivo

Necessita cultivo ao sol em regiões mais amenas, mas devemos colocá-la à meia sombra quando o sol for muito forte. O solo deve ser rico e humoso.

Preparar o canteiro revolvendo bem a terra e adicionando adubo animal bem curtido, cerca de 1 litro/m², misturando bem à terra. Plantar a muda sem enterrar muito e regar bem.

Manter as regas frequentes, pois a helicônia aprecia umidade. A propagação da helicônia pode ser feita por divisão da touceira ou por filhotes que surjam junto à planta matriz, após seu florescimento.
Poderá ser plantada também em vasos, desde que de boca larga.

Paisagismo


A helicônia, assim como outras da mesma família são excelentes para paisagismo de grandes espaços, junto a muros.
Tem a tendência invasiva, mas podemos controlar seu crescimento retirando as plantas que já floresceram.
Para áreas litorâneas que não tenham vento forte ou então com proteção de quebra-ventos de bambu ou plantas mais densas. Faz belo efeito tropical.

Blog Verde em Folha
Posted: 10 Mar 2020 07:43 AM PDT
O que é mirtilo? O poder antioxidante da frutinha roxa, também chamada de blueberry.


Pesquisa mostra que comer 150 g de mirtilos diariamente reduz o risco de doenças cardiovasculares em até 15%.

Quem nunca provou mirtilo? Os mirtilos têm um sabor doce, são suculentos e nutritivos. São também ricos em um tipo de flavonóide chamado antocianina. Os flavonóides são compostos de plantas que geralmente têm um poderoso efeito antioxidante, que protege as células sadias do efeito oxidante dos radicais livres, reduzindo o risco de problemas ligados ao envelhecimento. São também responsáveis pela cor roxa característica do mirtilo, que, no entanto, são chamados de azuis em seu nome em inglês, blueberry.

Sabe-se atualmente que consumir uma grande variedade de frutas e vegetais tem sido associado a um risco reduzido de muitas condições de saúde relacionadas ao estilo de vida. No caso dos mirtilos, além de antocianinas, vitaminas e minerais, as frutinhas contém contêm compostos fenólicos, como a quercetina. Estes contribuem ainda mais para a sua capacidade antioxidante.
A equipe da pesquisa do Departamento de Nutrição e Medicina Preventiva da Norwich Medical School, na Universidade de East Anglia (UEA), no Reino Unido, diz que os mirtilos devem ser incluídos nas estratégias dietéticas para reduzir a probabilidade de doenças cardiovasculares, particularmente entre os grupos de risco. Segundo eles, comer uma xícara de mirtilos por dia já tem um grande efeito. De acordo com pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition, ingerir 150g de mirtilos diariamente reduz o risco de doenças cardiovasculares em até 15%.
Os mirtilos podem ser consumidos in natura e desidratados, ou ainda congelados, em preparações como vitaminas, sucos e smoothies — Foto: iStock Getty ImagesOs mirtilos podem ser consumidos in natura e desidratados, ou ainda congelados, em preparações como vitaminas, sucos e smoothies — Foto: iStock Getty Images
Os mirtilos podem ser consumidos in natura e desidratados, ou ainda congelados, em preparações como vitaminas, sucos e smoothies — Foto: iStock Getty Images

O que é mirtilo? Muitos estudos têm sugerido que o aumento do consumo de dietas a base de plantas (plant-based) com alimentos vegetais, como mirtilos, diminui ainda o risco de obesidade, diabetes, doenças cardíacas e mortalidade geral. Os alimentos vegetais também podem promover a saúde do cabelo e da pele, aumento de energia.

Uma xícara de mirtilos frescos contém, além dos flavonóides, minerais e vitaminas como cobre, betacaroteno, folato, colina, vitaminas A e E, manganês e os diversos nutrientes, como os abaixo:
Uma xícara de mirtilos
lnformação nutricional
Calorias 84
Colesterol 0 g
Proteína 1,1 g
Gorduras 0,49 g
Carboidratos 21,45 g
Fibra dietética 3,6 g
Açúcares totais 14,74 g
Cálcio 9 mg
Ferro 0,41mg
Potássio 114 mg
Magnésio 9 mg
Fósforo 18 mg
Sódio 1 mg
Zinco 24 mg
Folato 9 mg
A equipe da UEA começou a verificar se o consumo de mirtilos teve algum efeito na síndrome metabólica, uma condição que afeta um terço dos adultos em todo o mundo que compreende pelo menos três dos seguintes fatores de risco: pressão alta, açúcar elevado no sangue, excesso de gordura corporal, baixos níveis de HDL (bom colesterol) e altos níveis de triglicérides.


Estudos anteriores indicaram que as pessoas que comem mirtilos regularmente têm um risco reduzido de desenvolvimento de condições incluindo diabetes 2 e doenças cardiovasculares. Isto porque os mirtilos são ricos em compostos naturais chamados antocianinas. A equipe investigou os efeitos da ingestão de mirtilos diariamente em 138 pessoas com sobrepeso e obesidade, com idade entre 50 e 75 anos, com síndrome metabólica.
No estudo de seis meses, eles observaram os benefícios de comer porções de 150 gramas (uma xícara) em comparação com as porções de 75 gramas (meia xícara). Os participantes consumiram os mirtilos em forma liofilizada ou desidratada e um grupo placebo recebeu uma alternativa de cor roxa feita de corantes artificiais e aromatizantes. O estudo evidenciou que comer uma xícara de mirtilos por dia pode resultar em melhorias na função vascular e na rigidez arterial, o que parece reduzir o risco de doença cardiovascular em até 15%.
Segundo a nutricionista Luna Azevedo, “os mirtilos podem ser consumidos sozinhos como também compor inúmeras preparações como vitaminas e smoothies, mix de frutas (salada de frutas), com mix de castanhas, sucos e até com salada“.
No entanto, não se recomenda consumir mirtilos em excesso. Pacientes que fazem uso de anticoagulantes, por exemplo, devem ter a orientação do médico em conjunto com o nutricionista. O cálculo da ingestão diária dos alimentos deve ser feita de forma individualizada e levando-se em conta as particularidades de cada indivíduo. Tenha sempre acompanhamento do especialista.

Referências:

1. Blueberries improve biomarkers of cardiometabolic function in participants with metabolic syndrome—results from a 6-month, double-blind, randomized controlled Trial. Peter J Curtis et al. The American Journal of Clinical Nutrition, Volume 109, Issue 6, June 2019, Pages 1535–1545. https://doi.org/10.1093/ajcn/nqy380





Blog Verde em Folha

Posted: 09 Mar 2020 02:35 PM PDT
Verde em Follha
Preocupado com seu jardim no outono? Veja como manter suas plantas bonitas mesmo nos dias frios.

Para muita gente é a melhor estação do ano. Paisagem mais límpida, céu geralmente claro e temperatura amena. O tão aguardado outono chega para dar novo ânimo aos dias depois do calor exagerado do verão, que também castigou as plantas.

Por isso, essa é a época certa para recuperá-las e preparar seu quintal para florescer com exuberância na próxima primavera. Veja como cultivar seu jardim no outono e aproveite as dicas para deixar sua casa ainda mais bonita o ano inteiro.

Cultivo no outono: prepare seu jardim para o início de um novo ciclo

O jardim no outono é um jardim de espera: a maioria das espécies fica sem floração, os galhos crescem mais lentamente e as folhas caem. É preciso respeitar o ritmo da natureza, mas não é por isso que as plantas e o solo não merecem atenção nessa época do ano.
Então pegue suas luvas e prepare-se, porque é o cultivo no outono que determinará o aspecto que seu jardim terá depois do inverno. Para isso, no entanto, é preciso tomar algumas providências.
A primeira delas é limpar os canteiros, já que a maioria das floreiras está encerrando seu ciclo de floração. Remova insetos, galhos, folhas e flores velhas. Assim você reduz o risco de aparecimento de pragas e doenças e ainda incentiva a próxima floração.
Essa é a hora, também, para fazer uma poda de limpeza no jardim de outono – mas retire apenas os galhos mortos. Podar os galhos vivos estimula novas brotações, o que não é bom nessa época do ano.

Você pode fazer podas educativas, aquelas que direcionam o crescimento dos galhos, beneficiando o encontro com os raios solares. Ela é especialmente saudável em locais onde a incidência de sol é pequena.

Faça a substituição das plantas pelas flores do outono

Que tal dar cara nova ao seu jardim no outono? Remova as plantas de verão de ciclo curto, como petúnia e zínia, e troque-as pelas plantas de bulbo, que florescem no final do inverno e início da primavera, como narciso, tulipas, lírios, íris, camélia, antúrio, bela-emília, copo-de-leite e margarida.

Outra dica para cultivar no outono é fazer o plantio de árvores e arbustos com pelo menos seis semanas de antecedência do pico de frio previsto para o inverno. O clima ainda ameno do outono reduz o risco de que desidratem e permite um bom desenvolvimento das raízes.
Neste caso, a dica para o plantio é que ele seja feito nos dias mais fresquinhos, e, de preferência, nublados. Essa é a época ideal para o plantio das árvores frutíferas e também de algumas espécies que florescem no outono/inverno, como as roseiras lavanda, cravínea, azaléias, crisântemos, dálias, amor-perfeito, begônias e sálvias, por exemplo.
Para quem gosta de orquídeas, o outono também é perfeito para cultivar algumas espécies, como catleia, cimbídio e falenópolis.
Cuidados com o solo do jardim no outono
O clima mais fresquinho também traz algumas mudanças para o solo, que não precisa mais de tanta irrigação. Muito pelo contrário, como a evaporação é mais lenta, procure molhar apenas quando ele estiver realmente seco. O excesso de umidade pode propiciar o aparecimento de pragas e fungos que podem deixar as plantas doentes.
Além disso, não esqueça da adubação. Mas antes de aplicar o adubo, lembre-se de fazer um trabalho de aeração do solo, afofando a terra também de canteiros e vasos ornamentais. Isso vai assegurar uma melhor absorção da água e dos nutrientes.
O ideal é cuidar da terra uma vez por mês com um composto orgânico, principalmente se o solo não for muito úmido. Além de durar mais nesse período, o composto ajuda a elevar a temperatura da terra, protegendo as raízes contra o frio. Use adubo inorgânico a cada 60 dias.

Cuidados especiais com o gramado durante o outono

O período entre um corte e outro do gramado deve aumentar com a estiagem das chuvas. Além disso, cortar a grama um pouco mais alta também ajuda a manter a umidade natural do solo por mais tempo.

Não esqueça que o gramado também precisa de adubação. Uma boa receita é aplicar 30g de cloreto de potássio por metro quadrado, aumentando a resistência da grama contra doenças.

Dicas rápidas para manter seu jardim mais bonito no outono

Pegue aquela tesoura e tire uma manhã para cortar e recolher tudo o que estiver morto no seu jardim – folhas, flores, galhos esburacados, mordidos ou podres.

As plantas do interior da casa devem ficar preservadas das correntes de ar. Pulverize as folhas uma vez a cada dez dias e só regue quando estiverem secas, evitando encharcar o vaso.
Verde em Folha
Já as trepadeiras devem ser podadas pela última vez do ano no outono. Corte apenas os que tiverem crescido desordenadamente, acima do previsto.

Para o cultivo no outono, húmus de minhoca é uma excelente opção para fazer a adubação da terra. Ele mantém a terra úmida, mas evita o cúmulo de água que apodrece as raízes. Outras boas opções são a torta de mamona ou a farinha de osso.
Assim você estará preparando seu jardim não só para suportar bem os dias mais frios, como para permanecer lindo o ano inteiro.


Blog Verde em Folha
Posted: 09 Mar 2020 02:25 PM PDT
Flores o ano todo
Gerânio
As variedades de plantas que florescem ao longo do ano são ideais se você quiser desfrutar da cor das flores, independentemente da época do ano em que nos encontramos.

Ter flores, cor e aromas em um jardim, um terraço ou em uma varanda durante as quatro estações é possível, mas para isso temos que conhecer as espécies que vamos plantar.

Aqui deixo 6 tipos de plantas que dão flores o ano todo.

Originários da África do Sul, a Pelargonium peltatum, popularmente chamada de Gerânio é uma planta extremamente apreciada por seu formato e coloração exuberantes.

O Gerânio encontrou no Brasil as condições ideais para florescerem o ano todo e na Europa, está entre as plantas mais produzidas e usadas para fins ornamentais.

As flores de gerânio desempenham um papel muito importante para o meio ambiente e humanidade. Além de embelezar e harmonizar espaços com sua inumerável exibição de formas, cores e aromas, atraem os polinizadores como abelhas, insetos, pássaros e alguns morcegos que polinizam as plantas nos quais várias são nossos alimentos.

Gerânios são fáceis de cuidar, pois eles não precisam de muita umidade e ficam esplêndidos o ano todo.

Lavanda


A Lavanda é uma planta da família Lamiaceae originária da Bacia do Mediterrâneo de flores muito bonitas e delicadas, de cor azul-violeta e que transmitem uma beleza e um aroma inconfundível a qualquer jardim. É um arbusto com ciclo perene, que em idade adulta não ultrapassa o primeiro metro de altura.

Esta planta floresce o ano inteiro e além de demonstrar exuberante beleza com suas flores arroxeadas, podem ser cultivadas tanto em solos férteis como em locais secos.

Esta espécie também trás muitos benefícios para a saúde, pois quando pulverizado no ambiente, causa efeito calmante. O óleo essencial de Lavanda aplicado no travesseiro combate a insônia. Além disso, o uso tópico da planta é um excelente antisséptico e cicatrizante.

Begonia semperflorens ( cerosa)


É uma planta herbácea, vivaz, de tamanho pequeno e floração longa e abundante disponível em várias cores.

A Begônia Cerosa é uma planta com que pode atingir até 1,5 metros de altura. De maneira geral, as Begônias são consideradas plantas ornamentais, que apreciam locais com bastante umidade, como as florestas da América do Sul ou nichos de umidades das savanas.

Existem aproximadamente 1000 espécies de Begônias, sendo plantas que florescem em todas as estações que apreciam o sol pleno e solos bem drenados.

Ela floresce durante toda a primavera, verão e outono.

Maria sem vergonha


A planta conhecida popularmente como Maria-Sem-Vergonha ou Beijinho é uma espécie de flor popular, chamada de Vinca de Madagascar, presente também em diversos países ao redor do mundo. Seu nome científico é Catharanthus Roseus e sua adaptação no Brasil foi fácil o que facilita a floração constante.

Maria Sem Vergonha é uma planta com folhas verdes que pode atingir de 15 a 60 cm de altura, uma ótima opção para ter canteiros sempre floridos. Prefere solos sempre úmidos, mas é necessário evitar exageros para que não haja problemas na flora.

Bela Manhã – Convolvulus


Muitas das espécies de Convolvulus são consideradas como ervas daninhas, que podem sufocar outras plantas mais valiosas subindo nelas, mas algumas também são deliberadamente cultivadas em jardinagem graças a suas flores atraentes.

Planta trepadeira ou rasteira muito adequada para cobrir encostas com floração muito abundante e prolongada na primavera, verão e outono.

Versátil e rústica é ideal para cestas suspensas, assim como treliças pequenas em vasos e jardineiras. Desta forma ela pode adornar varandas, pátios, sacadas e tantos outros espaços.

Verbena


É um arbusto que floresce o ano todo, e mede entre 20 e 30 centímetros de altura. As flores são pequenas, tubulares reunidas em inflorescências na ponta dos numerosos ramos.

Encontramos nas dunas do litoral de algumas regiões do país as de flores lilases ou cor vermelho-escuras, mas as espécies híbridas são comercializadas nas cores branca, vermelha, roxa e rosa. Por tudo isso, a Verbena é super indicada para fins ornamentais e paisagísticos. As flores formam grandes topetes coloridos recheados de pétalas e aparecem quase em todas as épocas do ano.

É uma planta que precisa de exposição a pleno sol, e uma rega diária, mas com pouca água. Esta espécie também tolera o cultivo em vasos.


Blog Verde em Folha

sábado, 7 de março de 2020

AMAZÔNIA BRASIL LEGAL: CUPUAÇU

AMAZÔNIA BRASIL LEGAL: CUPUAÇU: C UPUAÇU O cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum) é uma fruteira nativa da região amazônica e foi introduzida no sul da Bahia em 1930, n...

AMAZÔNIA BRASIL LEGAL: Única cooperativa com açaizal certificado do mundo...

AMAZÔNIA BRASIL LEGAL: Única cooperativa com açaizal certificado do mundo...: Única cooperativa com açaizal certificado do mundo conquista mais um selo de qualidade Cooperativa do Bailique, no Amapá, foi certif...

AMAZÔNIA BRASIL LEGAL: AÇAÍ

AMAZÔNIA BRASIL LEGAL: AÇAÍ: AÇAÍ 4 DE SETEMBRO DE 2016 – TAGS:  FICHA TÉCNICA Nome científico:  Euterpe oleracea  Mart. Nomes populares:  Açaí, açaí-de-...

AMAZÔNIA BRASIL LEGAL: Açaí: A fruta ideal para repor energias. Conheça m...

AMAZÔNIA BRASIL LEGAL: Açaí: A fruta ideal para repor energias. Conheça m...: Açaí: A fruta ideal para repor energias. Conheça mais benefícios! Tradicional fruta da gastronomia brasileira, o açaí consegue aliar ...